CALÇADOS QUE EMPODERAM O HOMEM


E aí, Donos! Foi-se o tempo em que os sapatos masculinos tinham que ser, apenas, em couro liso e nas cores preto e marrom. Ou, para os mais descolados, camurça, em tons bege, cinza ou azul.  O jovem designer gaúcho Pedro Toigo, de 23 anos, está inovando o conceito de “pés com estilo” através de modelos produzidos com couro exótico.


Nunca vislumbrei meu trabalho em um material liso, sem uma textura”, diz Toigo, que desde 2015 assina a própria grife, que leva o nome dele. Para o resultado exclusivo e artesanal, são usadas peles de Píton (cobra), Avestruz, Pirarucu, Lagarto Africano, Crocodilo e até Arraia. Os couros, para deixar claro, vêm da Ásia e da África porque, por lá, a matéria prima é abundante. Por isso, chegam aqui com todas as certificações legais. 

 E o resultado é incrível: peças muito estilosas e únicas, já que cada couro nunca é igual ao outro. Para as criações, Pedro usa a cor natural da pele ou aplica tinturas. Outro detalhe que, se torna um grande diferencial do portoalegrense, é o acabamento. O sapato não tem remendo de couro. Ele é feito totalmente em peças inteiras.

As coleções de Pedro Toigo são inspiradas em cidades. A do Outono-inverno 2018 nos remete à Buenos Aires, terra de Astor Piazzolla. Chamada “Astor”, a nova coleção tem modelagens baseadas em bailarinos de tango. A principal novidade é o Píton com elastano, que deixará mais maleável as botas, tênis, mocassins e até sapatos. Entre as cores escolhidas, o vinho, o ultravioleta, o preto e o branco. Transparências e vinil também aparecerão com tudo.

Quando a forma do calçado é mais tradicional, gosto de ousar na cor. Quando o calçado é mais diferente, não puxo tanto na cor”, comenta.  Desta forma, ele vai conquistando público, hoje formado por um homem causal mais descolado e de vanguarda. Muito se fala em empoderamento feminino. Mas, nós, homens, também precisamos nos empoderar. E usar calçados e roupas menos sóbrios e neutros. Por que não?”, defende Pedro.  E de fato, os dez modelos masculinos da marca são feitos para homens que conseguem carregar estilo e uma pitada ousadia.









E tem uma linha para os mais "esportistas": 







O atelier dele fica no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Os calçados, em breve, poderão ser encontrados na turística Gramado, na Serra Gaúcha, dentro da Store in Stores. E, em Curitiba, na Bazaar Fashion. 

E aí? Bora se empoderar?

Um abraço e até, 

Comentários

Postagens mais visitadas