COMO TREINAR NO FRIO?

Opa Donos! Tudo certinho? Estamos no outono. E, logo, o inverno bate a nossa porta. Para quem pratica atividade física, meses complicados, não é mesmo?  Se come mais para se manter aquecido, surgem as gripes e os resfriados, sem falar na preguiça. Trocar a musculação ou a corrida por uma deliciosa taça de chocolate quente ou uma coberta quentinha é barbada.

Manter o treino durante estes períodos do ano traz enormes benefícios para nossa saúde, como o aumento da imunidade. “No outono e no inverno, o corpo irá despender mais calorias para se manter aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, as pessoas que buscam um emagrecimento podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois este pode potencializar os resultados dos exercícios físicos. Mas, é claro, que não podemos esquecer que o tipo de atividade e uma alimentação adequada são fundamentais para tais resultados”, afirma Márcio Schemes, personal trainer. 

Mas você sabe a melhor maneira de praticar atividade física nas baixas temperaturas? Para o educador físico, é proibido se “encarangar”. O ideal é usar roupas leves, como calças e casacos de moletom. As peças devem ser tiradas ao longo da atividade, quando o calor surgir. “Usar muita roupa só prejudicará os movimentos e a sudorese”, lembra Márcio.  O aquecimento e o alongamento são fundamentais antes da prática de qualquer exercício físico, seja na musculação ou aeróbico. 

Beba água, sempre. A hidratação antes, durante e depois da atividade é essencial, pois, como no verão, o corpo também perde líquido através da transpiração. “E não pense em usar blusas impermeáveis e nem cubra o corpo com filme plástico com a intenção de gastar mais calorias porque você poderá se desidratar com esta atitude incorreta”, alerta.

E mais uma orientação. “Se for praticar o esporte ao ar livre, escolha um horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico”, diz Schemes. Lembre-se que a prática de exercícios físicos deve ser regular e constante, para que os resultados sejam satisfatórios. O corpo sarado do próximo verão é o treino do inverno de hoje.

Até, 

Comentários

Postagens mais visitadas