AERÓBICO ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO?


Fala Donos, tudo bom por aí? Essa semana vamos falar de atividade física. Quem freqüenta academia tem uma dúvida cruel: fazer o treino aeróbico antes ou depois da musculação. Para o educador físico e personal trainer, Márcio Schemes, tudo vai depender do objetivo que se quer com o esporte.  


As atividades aeróbias são excelentes para a saúde, sobretudo para o sistema cardiovascular, cardiorespiratório e para o emagrecimento. Da mesma maneira, a musculação, que além de aumentar a massa muscular, a força e a resistência, também é uma ótima aliada para a pessoa que quer diminuir a sua massa adiposa ou de gordura corporal”, defende. Fica a dica: devemos combinar as duas atividades para otimizar os resultados.

Estudos recentes vêm demonstrando melhores resultados com a prática do exercício aeróbio depois da musculação. Isto porque o primeiro substrato energético utilizado durante a prática da atividade física é o glicogênio, a principal reserva energética das nossas células musculares. Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbios logo após o treino de “ferro”, o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético os estoques de gordura corporal. “Caso contrário, com a prática dos aeróbios antes do trabalho localizado, serão necessários em torno de 20 a 25 minutos para as quantidades de glicogênio diminuírem e o organismo utilizar os adipócitos (células de gordura)”, afirma.

 Para emagrecer
Se o objetivo for emagrecer, tanto faz realizar o trabalho aeróbio antes ou depois da musculação. O que interessa é o gasto energético total com as duas atividades, a fim de se obter um balanço calórico negativo.

 Para hipertrofia
Para quem quer ganhar massa muscular, a chamada hipertrofia, é importante que o treino comece pela musculação. Logo depois, vá para o aeróbico.

 Para hipertrofia máxima
Para quem quer ficar fortão ou fortona, o ideal é que nenhum trabalho aeróbio seja realizado no turno do treino.  Como o trabalho aeróbico é muito importante para a saúde, deve ser incluído, então, em outro turno. O ideal é de duas a três vezes por semana, com uma moderada intensidade, em torno de 55-70% da frequência cardíaca máxima, para não haver catabolismo.

 Para condicionamento físico
Se o seu objetivo for melhorar a capacidade de resistência aeróbia de longa duração, ou aumentar a capacidade cardiorespiratória, o ideal é começar pelos exercícios aeróbios, pela mesma lógica do item anterior, ou seja, para que o treino de musculação não “atrapalhe” o seu treinamento aeróbio.


Bom treino a todos, 










     TÁ NO BLOG:    

Comentários

Postagens mais visitadas