A primeira impressão nos define

A Imagem Pessoal é uma realidade no mundo empresarial. Já ultrapassou as salas dos RHs e hoje está nas mesas de grandes negociações e na vida de quem empreende. Quem lida com números, planejamentos e metas, está ficando mais atento aos estudos e pesquisas sobre as benesses que um bom primeiro impacto gera no business. Uma aparência física atraente não só beneficia a autoconfiança e o bem-estar de um indivíduo, como também contribui para que ele tenha melhores ganhos financeiros, capte clientes e conquiste novas oportunidades profissionais, segundo pesquisa veiculada na Journal of Applied Psychology.


Dos três pilares da comunicação pessoal, a visual é a mais assertiva. Sabe-se que 55% de uma primeira impressão estão ligados à relevância da imagem. Outros 38% dizem respeito ao tom de voz e apenas 7% estão ligados ao discurso. Ou seja, estar bem apresentado abre portas e gera novos horizontes.

E isso não é novidade. Edward Thorndike, importante psicólogo norte-americano, criou o "Efeito Halo" durante a primeira Guerra Mundial. Segundo Thorndike, o cérebro humano tem o potencial de analisar, julgar, concluir e definir uma pessoa a partir do jeito de se vestir, de falar ou da aparência, apenas com um olhar.  No estudo, os oficiais comandantes eram solicitados a classificar seus subordinados em inteligência, físico, liderança e caráter, sem ter falado com eles. Os militares considerados mais altos e atraentes foram classificados como mais inteligentes e como melhores soldados.  

Em resumo, cuidar da imagem pessoal, leia-se não apenas roupas, voz ou vocabulário, mas o cuidado com a higiene, o comportamento social e a organização, é fundamental pra construção de uma trajetória de sucesso.

Mas um alerta muito importante! A primeira impressão acontece numa piscadela de olhos, em apenas seis segundos.  E de acordo com o psicólogo Nicholas Rule, pesquisador da Universidade de Toronto, imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente.



 

 

Comentários

Postagens mais visitadas