na rota da cerveja


A cerveja é a bebida preferida dos homens brasileiros. Cada compadre bebe, por ano, aproximadamente 60 litros, de acordo com a Euromonitor, que monitora o segmento. Achou muito? Mas já bebemos mais. Enfim, isso é assunto para outro post, porque este aqui vai ser sobre turismo beer. 

CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil, criou o inédito Mochilão Roteiro da Cerveja. Na mochila e no mapa em mãos, a oportunidade única de conhecer os principais países europeus na fabricação e consumo da bebida. 


Na rota do “caneco”, que dura nove noites, estão Holanda, Alemanha e República Tcheca.  Além de experimentar as melhores cervejas em lugares inesquecíveis, o viajante vai conhecer as principais cervejarias do mundo e se tornar um expert no assunto. Papel e caneta na mão (ou o tablet como vocês preferir), para pegar as dicas!

A vivência começa em Amsterdã, terra da Heineken. E nada melhor que dar a largada no Heineken Experience, um museu interativo equipado com aparelhos multimídia. É possível ver, ouvir, cheirar, sentir e apreciar a marca. Legal, hein?

Durante as três noites, os turistas vão explorar os badalados bares da capital holandesa, onde serão servidas amostras de cervejas. Um dos passeios de destaque percorre o famoso bairro Red Light District, que leva a uma pequena cervejaria com uma variedade incrível da bebida para se experimentar. Uma passada por uma lendária fábrica, com mais de 200 tipos de cervejas em oferta, encerra a etapa Holanda. 

Já em Munique, na Alemanha, considerada a capital mundial da cerveja, a primeira atividade é um city tour de bike, de mais ou menos três horas, pelos principais pontos turísticos. Sede da Oktoberfest, evento que atrai milhares de visitantes todos os anos, o turista faz uma imersão sobre a cultura dos rótulos locais. A dica é visitar o museu da Oktoberfest, claro!


Durante as três noites, o mochileiro beer visita cervejarias, com direito a degustação e petiscos. Entre elas, a Hofbräuhaus, a cervejaria mais tradicional da cidade e a Paulaner, uma das mais famosas do país. Então, depois disso tudo: Prost!

E para encerrar o Roteiro da Cerveja, Praga, na República Tcheca. Lá, os visitantes vão estar ao lado, durante duas noites, dos maiores consumidores de cerveja do planeta e conhecer microcervejarias. Em visitas a pubs e bares, os apreciadores de “ceva” vão explorar o aroma, as texturas e sabores de diferentes tipos da bebida. Também estão programados passeios pelo centro histórico de Pilzen, o município da cerveja Pilsen. O que é mais legal, aqui, é que na fábrica serão mostrados o engarrafamento e a adega. Há, também, a prova de cerveja diretamente da torneira de um barril, antes mesmo de ser filtrada e pasteurizada. Para poucos, não é mesmo?

Achou que acabou? Nada! No Beer and Food Tour, uma visita a uma centenária adega, onde ocorre uma introdução à história da cerveja tcheca, com degustação de cervejas artesanais (e alguns espumantes), e uma aula de harmonização com a bebida. E para fechar a conta, uma ida a uma microcervejaria para degustar premiadas amostras feitas por mestres cervejeiros super renomados.

Salivou?! Pois é! E para a tranqüilidade geral da rapaziadas, guias estão sempre por perto e conduzindo o tour. E o conselho segue valendo: beba com moderação para não perder nada desta vivência única.

Em Porto Alegre, a CI está presente na Rua Padre Chagas, 72, Moinhos de Vento (Telefone: 51-3346-4654) e na Av. Pereira Passos, 1125, loja 1, Bairro Vila Assunção (Telefone: 51-3062 0626). 

Cheers e até a próxima, 


Comentários

Postagens mais visitadas