COM QUE ESPUMANTE VOU?


Tudo bem por aí Donos? Os espumantes têm conquistado, cada vez mais, o nosso paladar. Já não é de hoje que eles deixaram de ser só a bebida queridinha das festas de final de ano e casamentos. Vamos combinar que não tem coisa melhor que harmonizar àquele jantarzinho especial com um bom rótulo ou curtir um papo com amigos acompanhado de uma taça. É puro estilo e elegância.

Mas para não errarmos na escolha, é essencial um mínimo de conhecimento na hora da compra. Acreditem! Cada tipo tem o seu melhor momento de consumo. Para essa missão, pedimos ajuda para a enóloga Sandi Corso, da Vinícola Salton. De forma objetiva, ela esclarece dúvidas sobre Brut, Demi-Sec e Moscatel, os vinhos com o maior custo benefício do mercado.

Brut
É uma boa opção de consumo para quem pretende beber sem pressa, por não ser um produto tão seco nem tão doce, ele não é difícil de beber e nem se torna enjoativo. Vai muito bem obrigado num happy hour, na beira de uma piscina e até mesmo numa festa. Nessas ocasiões, indicamos o consumo de um Brut elaborado pelo método Charmat, onde a segunda fermentação é realizada em tanques pressurizados e a gaseificação é totalmente natural, como resultado, temos espumantes leves, jovens, frescos e muito fáceis de beber, e isso vale tanto para o Brut convencional quanto para o Brut Rosé”, afirma Sandi. 

Harmoniza super bem com comidas, desde entradas até pratos principais salgados. Para uma escolha assertiva, um espumante mais encorpado, elaborado pelo método Tradicional ou um Charmat Longo, no primeiro caso, a segunda fermentação acontece dentro da própria garrafa e no caso do Charmat Longo, o vinho realiza a segunda fermentação nos tanques de pressão e após concluí-la, ele permanece em contato com as leveduras durante meses, maturando, melhorando suas características aromáticas, gustativas e sua complexidade de forma geral. A estrutura desse estilo de produto normalmente suporta vários tipos diferentes de comidas, além de que o gás carbônico e a acidez dos espumantes “limpam” o paladar, fazendo com que os ingredientes do prato se equilibrem melhor com a bebida e ressaltem as qualidades um do outro”, diz a enóloga.

Uma dica: o Brut Rosé está super em alta nas rodas sociais 


Demi-Sec
Está ganhando cada vez mais espaço em grandes eventos, como casamentos e formaturas. Isso porque o Demi-sec desempenha um papel de “coringa”, evitando muitas vezes aquele vai-e-vem de garrafas Brut e Moscatel no salão. “Por ser um meio termo entre o Brut e o Moscatel, acaba agradando diferentes paladares e não se corre risco de faltar ou sobrar determinado tipo de bebida”, informa Sandi.

O Demi-sec também acompanha muito bem refeições agridoces, como um Risoto de Pera e Gorgonzola ou de Parma com Figo. Além destes, harmoniza perfeitamente com sobremesas à base de frutas ou cremes.

Moscatel
Muitos de nós, homens, viramos a cara para esse tipo de espumante por ser muito doce. No entanto, ainda é o espumante mais consumido no Brasil. Mas é bom sabermos que o Moscatel é uma combinação perfeita com doces e sobremesas de forma geral. 

Bom, depois desta rápida aula sobre espumantes, que tal entender melhor sobre a doçura da bebida?

Espumante nature
Quase nada de açúcar, isto é, até 3 gramas por litro;

Espumante extra-brut
Superior a 3 (até 8 gramas) de açúcar por litro. Bastante seco, mas não tão seco quanto o nature; 

Espumante brut
O que contiver superior a oito (até quinze gramas) de açúcar por litro. É o espumante “seco” mais comum de se encontrar por aí;

Espumante sec ou seco
O que contiver superior a quinze gramas (até vinte) de açúcar por litro. Geralmente o espumante seco é chamado de brut;

Espumante demi-sec, meio-seco ou meio-doce
O que contiver superior a vinte e até sessenta gramas de açúcar por litro. É para aqueles que gostam de espumante doce, mas não tão doce quanto o moscatel, nem tão seco quanto o brut;

Espumante doce
O que contiver superior a sessenta gramas de açúcar por litro. O moscatel é uma boa pedida para quem procura um espumante doce;

Agora, com estas dicas da Salton, é surpreender e arrasar na escolha da espumante. Ah! E beba sempre com moderação. 

Até a próxima, 










TÁ NO BLOG: 

Comentários

Postagens mais visitadas